terça-feira, 24 de maio de 2011

Criatividade em Sala de Aula Teoria ou Prática??

O esquema tradicional de educação costuma valorizar mais aquele aluno
que se mostra passivo e obediente do que o que se mostra curioso e
questionador (Torrance, 1965) e dessa forma não se permite, ao aluno o
desenvolvimento de seu potencial crítico e criativo.  Torrance apresenta
alguns princípios para que a criatividade não seja sufocada nas redes de
ensino como: reconhecer as perguntas das crianças, suas idéias, seus
valores, dar a oportunidade de trabalhos livres sem a formulação de
julgamentos prévios. Baseando-se  nesses princípios realizamos este
trabalho. Que objetivou proporcionar às crianças das 3
as
Séries do Ensino
fundamental de uma escola da rede pública do município de Hortolândia,
um ambiente de liberdade para expressar suas opiniões e idéias, por
meio de atividades lúdicas semi-dirigidas.  Foi possível observar
mudanças positivas no comportamento das crianças. E a utilização de
teste e re-teste nos mostrou um aumento relevante em algumas áreas da
criatividade.

Um comentário:

  1. Pababéns pelo trabalho, realmente os alunos mudaram, mas a metodologia dos professores permanece a mesma, disso vêm tantos problemas! Bruno

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